O gosto pela leitura tem inúmeros benefícios, principalmente com relação às crianças, pois além de ser uma atividade desafiadora, ainda ajuda a despertar a imaginação e a criatividade, o que na vida adulta os ajudarão a enfrentar problemas com maior consciência e autonomia, além de facilitar a escolha entre diferentes alternativas para resolvê-los.
Uma criança que lê, em geral, é possui maior independência intelectual e social do que aquela que apenas assiste televisão. A televisão com todas as suas cores e e imagens apresenta uma versão da pronta da realidade, enquanto o livro que não apresenta tantos movimentos, deixa a mente livre para imaginar e, sobretudo, questionar.
Terminar a leitura de um livro representa um desafio concluído. Esse sentimento de esforço e conquista proporciona a satisfação de ter alcançado algo difícil, o que aumenta a autoestima e autoconfiança da criança.
A leitura é essencial para alcançar o domínio da linguagem, o que permite a criança se expressar melhor, transmitir seus sentimentos e necessidades e interagir mais facilmente com outras pessoas e situações.
Ler um bom livro pode ajudar a entender os relacionamentos entre as pessoas e a si mesma. Além disso, a leitura reduz o estresse, relaxa os músculos, estimula a visão, aumenta o vocabulário e desenvolve a memória.
Mas como fazer para as crianças gostarem de ler?
A leitura deve ser estimulada, nunca imposta ou cobrada e a melhor maneira é fazer isso é trazê-la para o cotidiano naturalmente, sem forçar um hábito pela obrigação.
Demonstre entusiasmo ao contar histórias ou falar sobre livros. Tenha carinho nos momentos dedicados à leitura.Respeite o gosto e o momento da criança. Não obrigue, convide seu filho à leitura. Essa é uma opção pessoal que deve ser realizada livremente.
Até mesmo as novas tecnologias podem ser usadas como aliados. Podemos pesquisar as páginas de autores ou livros favoritos, sites com recomendações sobre leitura, tudo é fonte de conhecimento e informação. Internet e leitura são formas complementares de lazer. A televisão, o cinema e o  videogame são diferentes  maneiras de contar histórias. Não precisamos desprezá-los, pelo contrário, podemos usá-los para criar conexões com os nossos livros e com o nosso ambiente cotidiano.
* Nosso texto foi escolhido para recomendação na campanha sobre a importância da leitura na infância da editora educativa Twinkl.