8 atitudes simples para transformar o seu filho pequeno em um grande leitor!
1. Entenda o tempo da criança
Cada criança tem um ritmo diferente. E interesses também. Não se preocupe se a leitura escolhida pelo seu filho parecer infantil demais. O importante é que o livro esteja sempre presente. Quando ele estiver pronto para aumentar o nível das escolhas literárias, ele dará sinais. Só é preciso estar atento ao processo de desenvolvimento, entendo o que ele gosta naquele momento e respeitando as suas preferências e opiniões.
2. Observe e respeite o gosto do seu filho
Talvez a leitura que o seu filho goste, não seja exatamente aquela que você escolheria para ele ler. Se o seu filho prefere ler livros de super-heróis ao invés de clássicos contos infantis, não precisa se incomodar e muito menos proibi-lo. Incentive essa leitura e interaja com ele perguntando sobre o livro e o porquê ele tanto se interessa por aquele tema. O primeiro passo para adquirir o hábito a leitura, é relacioná-lo a um sentimento de alegria ou prazer.
Então, se seu filho gosta de livros que não seguem o seu padrão de preferência, respeite. Se ele leva mais tempo para ler ou entender uma história, respeite. Afinal, não é porque você gostava de um certo gênero em sua infância que seu filho necessariamente vai gostar também. Respeitando os gostos e o tempo da criança, você incentiva a formação de um grande leitor no futuro.
3. Ajude-o a ler melhor
Muitas crianças ficam frustradas por ler com dificuldade ou muito devagar. Se é o caso do seu filho, você pode ajudá-lo acompanhando a leitura junto com ele e fazendo exercícios práticos, como cronometrar o tempo que ele leva para ler um texto ou o trecho de um livro em voz alta.
A atividade pode ser repetida várias vezes em dias diferentes e, assim, a criança vai poder comprovar o próprio desenvolvimento. Para transformar o exercício em algo mais divertido , peça que ele faça vozes diferentes para cara personagem da história. Com certeza a sonoridade irá deixar o momento mais alegre e dinâmico.
4. Não pare de ler para ele
Após a alfabetização, é muito importante incentivar a criança a ler sozinha, mas isso não significa que você precisa parar de ler para ela.
Quando um adulto lê em voz alta um livro um pouco mais difícil e explica as palavras complexas para a criança, ela é capaz de compreendê-las no contexto da história, o que provavelmente não aconteceria se ela estivesse lendo sozinha.
Abuse das vozes diferentes, dos sons, das entonações. Assim, a história fica muito mais emocionante. Versos e músicas infantis, por exemplo, devido a rima e repetição, são ideais para serem lidos em voz alta também.
5. Aprenda com as diferenças
Se seu filho ainda está relutante para iniciar esse hábito, não o force. Assim você só conseguirá distanciá-lo do mundo da leitura ao invés de encorajá-lo a iniciar um livro. Cada criança tem a sua própria personalidade e o seu tempo de aceitação em relação às novidades.
Por isso, não se esqueça de interagir com ele mergulhando de cabeça no mundo da leitura. Nada mais prazeroso que passar um tempo se divertindo com seu filho. E nada melhor que aproveitar esse tempo estimulando a prática de bons hábitos também. Essa pode ser uma grande oportunidade de troca afetiva e, sem a menor dúvida, uma grande prova de amor!
6. Frequente livrarias e bibliotecas
Em ambientes como livrarias, bibliotecas e feiras do livro, a criança pode ter contato com uma infinidade de obras diferentes. Transforme esses passeios em família num programa diferente de fim de semana (e frequente!).
Hoje, nas grandes cidades, muitas livrarias e bibliotecas públicas oferecem atividades específicas para as crianças. E esse programa ainda é de graça. Algumas livrarias, inclusive, têm espaços específicos para manuseio e leitura dos exemplares.
Dessa forma a criança vai se familiarizando cada vez mais com esses ambientes e, principalmente, com o hábito de leitura.
7. Incentive a leitura antes de dormir
Mesmo que seu filho ainda não seja alfabetizado, conte histórias para ele antes de dormir. Incentive-o a ler todas as noites. Pesquisas já comprovaram que crianças que costumam ouvir ou ler histórias antes de adormecer tornam-se jovens mais habituados e interessados com a prática da leitura.
8. A leitura deve ser prazerosa, nunca uma obrigação
As crianças são curiosas e criativas por natureza. Só precisam de um pequeno incentivo para que o universo dos livros se transforme em um imenso prazer. Basta estar atento e usar o bom senso para que a leitura não se torne uma tarefa maçante ou indesejada.
Nos dias em que as crianças estiverem mais agitadas ou com sono mais cedo, abra espaço para outras possibilidades diferentes da leitura. Conhecer o ritmo do seu filho e saber a hora certa para oferecer um livro são práticas imprescindíveis e fazem toda a diferença para cultivar com qualidade e naturalidade o prazer pela leitura.
Comentários