A leitura é uma forma de ajudar seu filho descobrir novos caminhos, novas linguagens, novas culturas. É um universo aberto para milhares de possibilidades. O mundo da leitura transforma qualquer ser humano, independentemente da idade. Os pais, por sua vez, podem facilitar e incentivar seus filhos nesse universo de descobertas. Saiba como inserir seu filho no mundo da leitura, deixando sua vida mais colorida! Afinal, quem lê é mais sadio e mais feliz!
1) Disponibilize histórias em quadrinhos
Para as crianças que estão começando a aprender a ler, as histórias em quadrinhos se tornam uma forma interessante de, com poucas palavras, iniciar o hábito da leitura. Com uma linguagem simples, que cabe no entendimento delas, os gibis são de grande valia para ajudar seu filho criar o costume de ler e associá-lo à diversão.
2) Dê livrinhos de presente
Essa técnica é uma das mais infalíveis. Ao invés de oferecer aquele brinquedo da moda, dê livros coloridos e divertidos. Existem grandes autores da linha infantil e infantojuvenil. Para as crianças na faixa pré-escolar, os livrinhos de banho com figuras e palavras ou frases curtas são uma ótima opção. Para crianças até 3 anos, já é possível a introdução de livros com gravuras, fotos, figuras coloridas que chamem atenção. Dos 3 aos 6 anos, os livros podem ser de histórias curtas e de fácil leitura. E para a garotada a partir dos 6 anos, os livros devem seguir os gostos individuais de cada um. Nessa faixa etária, eles já têm personalidade e interesses definidos.
3) Leia junto com as crianças
Para muitos pais, a falta de tempo é um grande problema. Mas quando se trata de leitura, esse tempinho deve ser priorizado e garantido. Seja na hora de ir para cama ou logo depois do almoço, lendo uma história pequena que possa acabar em uma rápida apresentação ou uma história com vários capítulos, dividida por algumas noites. O importante é passar algum tempo com as crianças, incentivando a leitura e o hábito de fazê-lo como lazer.
4) Coloque os personagens em ação
Quando lemos uma história, o personagem principal tem sua personalidade revelada, assim como seus pensamentos e as suas atitudes. E que tal se você invertesse os papéis? Coloque a criança como o personagem principal e pergunte o que ela faria nas situações apresentadas. Comece pela cena mais inusitada que apareceu no livro, depois permita que ela solte a imaginação e invente soluções diferentes ou elabore novos problemas para o contexto daquela história. Com um pouco de criatividade e improviso, você pode despertar sonhos ou talentos surpreendentes, enquanto se diverte com as suas crianças.
5) Aposte na diversão do teatro Improvise representações dos livros
Fazer um teatrinho simples sobre um determinado livro pode ser uma forma super bacana das crianças sentirem prazer com o mundo da leitura. Chame os amiguinhos delas e montem uma pequena peça de teatro. Isso incentivará não só seus filhos, como também as outras crianças envolvidas na brincadeira. Os adultos podem ajudar na elaboração do roteiro, nas vestimentas e nos cenários a serem criados. Depois dos ensaios, a peça pode ser apresentada para um grupo de pais ou para toda a família.
6) Apresente as livrarias e os cinemas
O hábito da leitura também é estimulado com idas a livrarias e bibliotecas. Deixar seu filho em um local que tem apenas livros de várias cores e histórias diferentes fará com que ele aprenda a pesquisar e a escolher e obras variadas. Além disso, os livros ficarão associados a momentos divertidos em família, o que lhe dará uma imensa satisfação ao ler.
Ir assistir a filmes baseados em livros também é sempre uma boa opção para encorajar seu filho a descobrir novas histórias. Toda vez que forem ao cinema, passe em uma livraria e compre o livro em que o filme se baseou. Mostre que, normalmente, os livros são bem mais detalhados que os filmes. Isso fará com que ele se torne fã da leitura.
7) “Publique” o livro do seu filho
Proponha para o seu filho que ele faça o próprio livro. As crianças gostam de criar histórias, viver personagens, imaginar cenários. Ajude-o a escrever, desenhar e também a criar uma capa para o livro. Depois coloque-o na estante, junto com os outros livros. Que criança não adoraria ter um livro de sua autoria na biblioteca de casa?
8) Organize um clube do livro
Convide amigos e colegas de escola do seu filho para uma espécie de festa da leitura. No início, cada criança lê o trecho de um livro escolhido por eles (mas com orientação dos adultos). Depois de lida a obra, organize um debate sobre a história. Tudo isso pode ser feito durante o final de semana, com direito a guloseimas e brincadeiras entre os amigos.
9) Faça passeios que tragam a leitura para o cotidiano
No tempo livre de vocês, procurem fazer atividades com que vocês possam relacionar com as histórias de um livro. A ida a um local histórico, por exemplo, torna-se muito mais interessante depois que a criança já leu sobre os acontecimentos daquele lugar. Ou o inverso: uma leitura sobre fatos históricos é muito mais esclarecedora depois que a criança já teve a oportunidade de ver de perto as construções ou objetos que a representam.
Ainda há outras maneiras de juntar passeios de fim de semana com a leitura: livros de experiências científicas associados à visita a um museu de ciências, livro infantil sobre arte associado à visita a museu de arte. É muito estimulante vivenciar experiências reais sobre os conteúdos apresentados nos livros.
10) Incentive a doação de livros usados pela substituição de novos livros
Essa é uma ação que, além de promover o hábito da leitura, ainda estimula o senso de solidariedade e responsabilidade social das crianças. Incentive seu filho a cuidar bem dos próprios livros, para que outras crianças também possam aproveitar aquela leitura também.
Comentários