O ato de ler não é inato, por isso ele precisa ser cultivado.
E não é necessário que a criança saiba ler para ter seu primeiro contato com um livro.
O contato diário com os livros e a possibilidade de desfrutar de atividades simples, como ouvir histórias, despertam nas crianças o desejo e a motivação para ler.
Como mãe ou pai, você pode fazer muitas coisas para ajudar seus filhos a descobrirem o prazer da leitura.
É um processo gradual e contínuo que começa do momento em que a criança nasce e é aprimorado juntamente com o desenvolvimento cognitivo e da linguagem.
E qual o melhor momento para iniciar a leitura com as crianças?
O melhor momento para apresentar um livro para crianças é quando ainda são  bebês. E a primeira maneira de contato com a literatura é a oralidade, através de canções de ninar ou narrações de histórias, por exemplo.
Desde os primeiros meses de vida, os bebês estão prontos para começar a desfrutar de livros, leituras, rimas e músicas. Por isso é importante oferecer os livros apropriados para cada fase: livros de tecido, borracha ou papelão com páginas grossas com as quais eles podem manusear; livros com objetos familiares para citar; com histórias simples estrelando crianças de sua idade; com rimas e trocadilhos.
Em casa, os pais ainda podem compartilhar atividades simples para apoiar o desenvolvimento intelectual e afetivo das crianças. É essencial que a literatura continue ligada ao brincar, ao prazer e ao prazer. Também é importante oferecer às crianças uma grande variedade de textos, porque isso lhes dá a possibilidade de escolher e gera o desejo de ler.
Vários estudos mostram que, quanto mais as crianças leem, melhores elas são na leitura e na escrita. Como mãe ou pai, você pode fazer muitas coisas para estimular a leitura nas crianças: ter um espaço dentro de casa, uma prateleira, onde as crianças possam guardar seus livros; disponibilizar para crianças livros e revistas que atendam aos seus interesses; propor livros de leitura baseados em filmes infantis; incentivar a compartilhar leituras e livros com outros amigos; ter uma pequena hora por dia para se dedicar à leitura; ler em voz alta para eles, mesmo que eles já saibam ler, etc.
O estímulo de leitura é igual a 3, 5 ou 7 ou 9 anos?
Não. Cada fase tem características próprias de estímulo e de interatividade.
De 0 a 3 anos: os pais podem ler em voz alta para o bebê, mesmo que por alguns minutos por dia, apontar e nomear as ilustrações dos livros, compartilhar canções de ninar e canções de ninar, oferecer livros de pano, borracha, plástico ou papelão.
De 3 a 5 anos: os pais devem associar leitura com prazer e ternura, ler livros mais longos, ilustrações e capítulos para ler divididos em vários dias, escolher livros com padrões de rima repetitiva que estimulem a participação das crianças, oferecer a eles livros com temas variados, com novas palavras e idiomas diferentes. É interessante conversar com a criança sobre o que foi lido, conhecer suas opiniões e sentimentos. Também é recomendável propor alguns jogos da leitura, como desenhar ou fazer bonecos.
De 5 a 8 anos: Os pais podem compartilhar leituras em voz alta, deixar mensagens escritas para as crianças descobrirem e lerem, levar as crianças para visitar livrarias, bibliotecas e feiras de livros. Ofereça livros com textos curtos e simples que eles possam ler, livros de histórias, sobre filmes ou poesia, enigmas, trava-línguas, poemas, sobre tópicos que mais interessam à criança.