Ler as linhas de um livro e contá-las como uma história interpretada são duas maneiras diferentes de expressar o mesmo texto para uma criança.

Contar histórias envolve expressões faciais vívidas, modulação de voz, alteração da linguagem corporal, contato visual e engajamento do público. Mudar de posição, de voz e de linguagem corporal para representar diferentes personagens da história também são ferramentas eficazes para manter um ritmo dinâmico e divertido.

Uma boa história contada por um contador de histórias pode impactar ainda mais uma criança do que simplesmente ler o texto para ela. As sessões de contação de histórias podem ajudar seu filho a aprender valores e virtudes com mais facilidade e força, pois identificam claramente nos personagens as emoções expressas pelo contador.

E quando se trata de histórias, não existem limites.

Você pode contar sobre animais, vegetais, conceitos científicos, planetas, números ou até mesmo sua própria cultura. Isso ajuda seu filho a aprimorar seus conhecimentos de uma maneira divertida e eficaz.

Além disso, sentar-se em uma sessão de contação de história ensina seu filho a prestar atenção em um único conto de uma só vez. Com isso ele aprende a se conectar com o momento, o que aumenta seu tempo de atenção e melhora suas habilidades de escuta.

E também desenvolve a imaginação. Quando uma criança ouve uma história que está sendo encenada ou narrada vividamente, ela entra no mundo de sua própria imaginação e recria os cenários e situações apresentadas pelo contador.