É muito comum a expectativa dos pais para que as crianças leiam e escrevam com autonomia. E quanto mais cedo isso acontece, mais eles se encantam com essas possibilidades.

Sem dúvidas, parte do que torna a leitura agradável é poder fazê-la com confiança.

Mas colocar as crianças sob forte pressão para realizar a leitura corretamente, pode ofuscar a alegria dessa maravilhosa atividade.

Os pais não precisam reforçar as lições ou obcecar-se em repetir o alfabeto para ensinar os filhos. Basta que leiam junto com eles – simples assim. Em outras palavras, manter o hábito da leitura leve e divertido.

Os livros têm o poder de emocionar as crianças, de transportá-las para outras realidades e de transformá-las em heróis (e heroínas!) que enfrentam perigos e encontram soluções. E isso é inspirador!

A leitura de uma história faz com que as crianças sintam todas as sensações ao longo do texto, compreendendo o contexto e se identificando com as situações experimentadas.

Sugestões para incentivar a leitura:

1. Experimente o audiolivro.

Sim, os audiolivros contam como leitura – e podem ajudar as crianças a lerem melhor. Ouvir alguém lendo um livro com confiança é uma ótima maneira de observar a fluência, que é a capacidade de ler um texto com precisão, rapidez e boa expressão. Hoje existem aplicativos de celulares que podem ajudar nessa missão.

2. Seja um modelo de amor aos livros.

As crianças seguem o comportamento dos adultos. Quando você cresce cercado por animais, gosta de animais. Quando você cresce cercado por livros, gosta de livros. Por isso compartilhe frequentemente o seu amor pelos livros, apresente com entusiasmo a sua história preferida. Garanto que eles se convencerão de que, se os livros que lhe trazem alegria, trarão alegria a eles também.

3. Ajude a dar vida aos livros.

Encontre atividades inspiradas em livros para ampliar a experiência. Se o seu filho ama “Os Três Porquinhos”, leve-o para ver alguns porquinhos em fazendas.

4. Leia o livro e assista ao filme.

Escolha um livro que foi transformado em filme e leiam juntos, alguns capítulos de cada vez. Quando terminarem, realize uma noite de cinema em família para assistir à versão cinematográfica. É uma ótima maneira de motivar leitores mais resistentes.

5. Livros guardados por toda parte.

Ao cercar crianças com livros desde cedo, elas ficam mais habituadas. Não mantenha livros nas prateleiras. Deixe as crianças tocá-los, carregá-los e até mesmo levar ​​para o banho, no caso de livros impermeáveis.

6. Leia em voz alta – mesmo quando eles não precisam.

Ler em voz alta é educacional e social. As crianças aprendem a ler melhor – e a amar mais – quando ouvem inúmeras histórias ao longo de muitos anos em um contexto mais afetuoso, como no colo ou no abraço dos pais. Ouvir também dá uma motivação extra aos leitores mais “preguiçosos”.

7. Releia os mesmos livros para os pequenos.

Os livros estimulam o desenvolvimento inicial da linguagem. No começo, as crianças percebem as fotos, depois eles aprendem a virar as páginas, então eles percebem que a história é a mesma sempre, o que é fundamental para reforçar as as principais habilidades de pré-leitura. Livros com rimas são especialmente benéficos: A rima ajuda na percepção fonética e no reconhecimento de repetições e sons. As crianças adoram rimas porque aprendem rápido  o que vem a seguir e podem acompanhar.

8. Comece a cozinhar.

Encontre um livro de receitas e deixe seu filho escolher uma refeição para fazer com você. Peça a ele que leia a receita em voz alta enquanto você corta. Quando os ingredientes e as instruções são lidos lentamente várias vezes, melhora a compreensão. Depois troque a atividade e peça que ela escreva um cardápio também. Incorporar a escrita à brincadeira as habilidades de leitura.

9. Crie um clube.

Só é preciso duas pessoas lendo o mesmo livro para iniciar um clube. Pode ser um amigo, irmão ou qualquer familiar.

Escolham um prazo e um local de reunião e elaborem algumas perguntas sobre a leitura: melhor parte, personagem favorito, ideias para um final alternativo. Essa é uma experiência muito rica pois envolve comprometimento e compartilhamento de ideias e diferentes percepções.

10. Faça perguntas.

Isso melhora a compreensão e o interesse no livro. A história fica muito mais divertida quando eles entendem o que está acontecendo. Pergunte quais personagens ele mais gosta, o que ele acha que vai acontecer a seguir, o que ele faria nessa situação.

11. Leia revistas com as crianças

As revistas trazem informações atuais e ajudam a praticar e desenvolver a leitura. Fazer assinaturas e receber novas edição pode funcionar como gatilhos para criar ciclos e aumentar a expectativa para novas leituras.

12. Dê presentes que os mantenha conectados à leitura.

Quando as crianças perguntarem sobre presentes de aniversário, sugira livros! Peça aos seus filhos que façam o mesmo com os amigos, junto com uma dedicatória dizendo porque o livro é especial. Você ensinará a seu filho que os livros são uma maneira de se conectar com os outros.