Estimular a leitura ajuda as crianças a reconhecerem, avaliarem e lidarem com os próprios sentimentos.

As crianças eventualmente se entristecem, choram ou se angustiam pelo desconhecimento dos sentimentos que estão passando.

O desenvolvimento da inteligência emocional permite à criança se entender melhor, solucionar os conflitos com mais facilidade, além de favorecer o aprendizado e desenvolver a empatia.

Presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Linguagens e Ensino Religioso, uma das condições fundamentais para que os alunos possam aprender e se desenvolver é a criação de condições socioemocionais adequadas a partir de uma atitude participativa e confiante.

Com isso, poderão distinguir e expressar sensações, percepções, emoções e pensamentos, o que lhes possibilitará, em seguida, considerar o ponto de vista do outro, entendendo os sentimentos, motivos, ideias e o cotidiano dos parceiros.

Um dos temas mais abordados na educação é a inteligência emocional e sua ligação direta com a formação integral da criança.

As competências socioemocionais estão relacionadas ao sucesso pessoal, emocional, acadêmico e profissional dos indivíduos. Por isso, essas habilidades podem e devem ser desenvolvidas e estimuladas desde a infância, trazendo benefícios a curto e longo prazo.

Depois de ser apresentado como proposta da BNCC, ficou clara a importância da abordagem direta do assunto na formação leitora e na aprendizagem em sala de aula. Mas como aplicar um tema tão importante na prática?

Visando unir o tema à educação por projetos, a sibita livros infanto juvenil criou atividades pedagógicas para trabalhar habilidades voltadas para valores como:

– Amor, Bondade, Empatia, Alegria, Curiosidade, Confiança e reponsabilidade.

Essas atividades têm como objetivo ajudar as crianças a reconhecer, avaliar e lidar com os próprios sentimentos conduzindo ao desenvolvimento efetivo de habilidades entre as crianças.

Ao longo do desenvolvimento das atividades, as crianças têm contato com elementos que aguçam a criatividade e questionamentos que vão permitir que cada criança seja capaz de distinguir e expressar emoções e sentimentos.

Os livros até agora elaborados trazem no seu contexto sensações despertadas em determinadas situações e até por uma listagem de sentimentos que as crianças conseguem identificar.

No decorrer da contação das histórias os pais e/ou professores podem ajudar as crianças a identificarem sentimentos com perguntas simples como ‘’ De qual personagem você mais gostou? O que te chamou mais atenção nele?

O leitor pode, ainda, pedir para que a criança liste um ponto negativo de cada sentimento e digam o que acontece quando um sentimento domina o outro.

Esse é um projeto que visa atender crianças da primeira infância e que estão no período da alfabetização.

Sara Galvão
Coordenadora Pedagógica da Sibita Livros Infantis