Sibitar é assobiar!
Entre histórias e palavras, entre cores e imaginação, Sibita é a manifestação do canto do passarinho sibite livre e feliz.
No nordeste brasileiro, sibito é o menino magrelo e Maria sibita, a menina sapeca que gosta de aprontar.
Nosso projeto surgiu do desejo de um pai em orientar a sua pequena sibita no caminho do bem e da alegria para conquistar todos os seus sonhos; e de uma eterna sibitinha entusiasta do universo infantil que adora contar histórias e acredita verdadeiramente no poder da transformação social e emocional das crianças por meio da leitura.
E quem somos nós?
Elder Galvão – Ilustrador e autor
Pai da Manu e apaixonado por ela e por todo o universo que a cerca. Seus medos, fantasias e alegrias. Sou também formado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília – UnB e desde sibito já gostava de desenhar. Com o nascimento da Manu, veio o desejo de escrever e ensinar para ela os primeiros desafios da vida, de maneira simples e divertida.
Soraia Lima – Autora
Sou formada e pós-graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília – Uniceub. Adoro escrever para me expressar e inspirar aqueles que estão a minha volta, principalmente os meus pequenininhos. Nunca deixei de ser a sibitinha que abraça a vida com otimismo e procura sempre o melhor dentro de cada uma das pessoas. E é essa visão de mundo, mais alegre e mais gentil, que espero passar aos pequenos leitores.
Sara Galvão – Orientadora pedagógica
Sou formada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Montessoriano de Salvador, além de ter pós-graduação em Educação Inclusiva pela Faculdade Afonso Cláudio – FAAC. Sou também mãe do João e do Lucas.
E a gente fala sério com leveza!
Cada historinha contém a sua porção de reflexão e de brincadeira. Por isso, os livros apresentam um selo indicativo com os principais valores abordados no texto.
Alegria
É abrir o coração para a vida, com otimismo, gratidão e bom humor. É celebrar as próprias conquistas e se sentir digno de cada uma delas. É um sentimento pessoal de felicidade que se torna ainda melhor quando compartilhado.
Amor
É aquela força interior que nos sustenta, nos protege e nos permite inteiros. Ele nasce do relacionamento com a família, com os amigos e com a relação de cuidado e carinho que temos com nós mesmo.
Curiosidade
É a construção do conhecimento. É aquela vontade gostosa de querer aprender e entender o porquê das coisas. É quando nos questionamos, refletimos e finalmente compreendemos algo novo e os seus diferentes significados.
Bondade
É agir com gentileza, generosidade e cortesia. É entender de compaixão e solidariedade. É estar num mundo cada vez mais introspectivo e individualista e ainda assim se colocar de forma afetuosa e colaborativa.
Confiança
É acreditar em si mesmo, ter iniciativa, coragem e perseverança para buscar seus sonhos. É aceitar que as coisas também podem dar errado, mas se isso acontecer, é sempre possível superar, refazer e seguir em frente.
Empatia
É olhar e enxergar todas as pessoas com total respeito e consideração. É ter paciência, flexibilidade e sensibilidade de se colocar no lugar do outro para compreender e acolher com naturalidade as suas diferenças, dificuldades, atitudes e emoções.
Responsabilidade
É agir de maneira ética e se comprometer com as consequências das próprias escolhas e atitudes. É ser íntegro e responder com honestidade e sinceridade diante de todas as circunstâncias.