Para muitas crianças o período de volta às aulas é momento de muita euforia, mas também de alguma insegurança, afinal, é momento de avançar um nível na série escolar, conhecer novos professores, novos amigos e algumas vezes, de mudarem de escolas ou cidades.
E como todo recomeço, o período de volta às aulas é uma excelente oportunidade para criar novos hábitos e superar dificuldades .
Para tranquilizar as crianças, seguem algumas dicas que os pais podem utilizar durante o retorno das aulas:
1- Leve o filho até a porta da escola falando coisas boas e legais que podem acontecer no ambiente, como por exemplo: que vai fazer novas amizades, rever os amigos, aprender coisas novas, brincar no recreio.
2- Passe segurança para os pequenos. Elogie sempre a escola e todos que fazem parte dela. Tenha paciência com os choros ou as resistências por não quererem ficar na escola. Isso é normal nesse momento de retorno e deve ser acolhido com muito cuidado e carinho.
3- Crie uma rotina para a criança. Ter hora de acordar, se arrumar, fazer os deveres, brincar, dormir e se alimentar traz segurança para o pequeno. Na hora de dormir escolha uma história que fale sobre a escola.
E aqui vai uma dica: o livro ”Olha só quem vai para a escola”, da editora Edebê em parceria com a sibita livros infantis irá ajudar muito.
4- Se a criança estiver muito ansiosa ou aflita com o início das aulas, ofereça a ela para levar algum objeto na mochila que lembre a casa ou o quarto dela, para que se sinta ”próximo de casa”.
5- Faça um desenho junto com a criança do caminho de casa e da escola. Assim ela irá visualizar melhor esse momento e terá mais segurança sobre a ida e a volta para casa.
6- Se a criança estiver mudando de escola, a atenção deve ser redobrada. Procure escolas que ofereçam um bom acolhimento para os pequenos.
7- Saia de casa com antecedência e procure entrar na escola para conhecer a sala de aula, conversar com os professores e ficar um pouco com a criança. Isso também trará segurança ela.
8- Pergunte sempre como foi o dia da criança na escola. Faça com que ela se expresse e fale de seus sentimentos e impressões sobre ambiente escolar em que está convivendo. É importante que os pais demonstrem confiança e apoiem seus filhos nesta fase.
Conversar com eles é fundamental.
Comentários