Se você não sabe como introduzir o seu filho no mundo da leitura, as histórias em quadrinhos podem ser uma excelente alternativa. Além de prazerosa e divertida, a leitura colorida e dinâmica das revistas apresentam muitas vantagens para o desenvolvimento cognitivo das crianças, ajudando os pequenos a serem mais reflexivos e imaginativos.
Ela envolve o leitor em uma dinâmica complexa de palavras e imagens, fazendo sentido lógico durante a narrativa e relacionando a ação com os elementos das ilustrações. Isso ajuda a criança a desenvolver uma série de habilidades importantes de alfabetização, incluindo a compreensão sobre a sequência dos eventos, a interpretação das histórias e das tramas e a antecipação do que acontece a seguir.

Veja abaixo algumas importantes razões para incentivar a leitura em quadrinhos do seu filho:

1. Melhora as habilidades de interpretação
Interpretar é ler nas entrelinhas de um determinado texto, melhorar a compreensão da história. Os gibis ajudam as crianças a entender melhor os conceitos porque os contextos podem ser visualizados. Um livro só de palavras não oferece o mesmo tipo interatividade que o de uma história em quadrinhos.
Assim como os livros baseados em texto, os quadrinhos têm começo, meio e fim, personagens principais e um clímax da história. Ler quadrinhos pode, portanto, apresentar às crianças conceitos de estrutura de histórias e desenvolvimento de personagens. Eles também podem ajudar as crianças a desenvolver uma compreensão de humor, tom, ironia e assim por diante.

2. Melhora o vocabulário
Uma razão pela qual as histórias em quadrinhos são boas para aprender é o aumento do vocabulário. A cena desenhada reforça o entendimento de uma palavra porque as imagens ilustram todo seu significado. Isso permite o aprendizado mais rápido dos conceitos e também facilita o contato e a assimilação de novas palavras.

3. Amplia a imaginação
As histórias em quadrinhos falam diretamente ao imaginário da criança. A natureza visual dos quadrinhos atrai facilmente aqueles que já estão mais familiarizadas com a TV e com a mídia visual online dos últimos tempos.
As histórias, repletas de ação e aventura, apresentam personagens reais e fictícios, como super-heróis e vilões, além de usar um linguagem dinâmica e envolvente, o que retém a atenção e a curiosidade dos pequenos leitores: “Boom! Pow! Puff!”
E como mostram apenas fragmentos da ação, as crianças ainda precisam usar toda a sua imaginação para preencher as lacunas dos acontecimentos, o que torna a leitura ainda mais desafiadora e criativa.

4. Fortalece o interesse na leitura
Os quadrinhos têm os mesmos elementos de outras narrativas: personagens, trama com conflito e resolução, cenários, simbolismos, tema, pontos de vista e outros.
A experiência de folhear as páginas de uma revista de quadrinhos pode despertar o gosto pelo livro impresso, independentemente de seu conteúdo.
Os quadrinhos geralmente agem como uma ponte entre livros ilustrados e livros completos. E como toda a ação e emoção acontecem em poucas páginas, eles são particularmente bons para motivar as crianças – que tendem a querer resultados imediatos de suas leituras. Isso, por sua vez, pode levá-los a se interessar por livros mais longos, na tentativa de descobrir histórias ainda mais emocionantes.

5. Você começa a se divertir enquanto aprende
A principal razão pela qual as pessoas leem histórias em quadrinhos é por diversão e prazer. Se as crianças estão procurando uma história engraçada, de aventura, ficção científica, fantasia, realista ou heróica, sempre há uma história em quadrinhos que atenda a essa necessidade.
E o que seria melhor que uma história em quadrinhos para ensiná-las que a leitura é divertida? De fato, pesquisas mostram que as crianças leitoras de quadrinhos gostam de ler frequentemente e têm maior probabilidade de continuar com o hábito da leitura baseada só em textos no futuro.